AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA O ENSINO DE ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Jogos Cooperativos, Esportes, Educação FísicaResumo
O presente trabalho caracteriza-se por ser uma abordagem qualitativa descritiva através de uma pesquisa que mescla características de um estudo de campo com pesquisa exploratória e bibliográfica. O foco são os Jogos Cooperativos e suas contribuições para o ensino de Esportes nas aulas de Educação Física nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho utiliza-se do método de pesquisa descritiva qualitativa através da utilização de um questionário para os professores de uma Escola Estadual da cidade de Ponta Porã contendo nove perguntas, entre elas de alternativas e questões abertas direcionadas aos professores de Educação Física que atuam no período vespertino e matutino nas turmas iniciais do ensino fundamental em uma Escola Estadual no município de Ponta Porã. Os resultados obtidos com o questionário respondido por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, revelaram que os mesmos possuem consciência da importância da utilização dos jogos cooperativos como ferramenta pedagógica. Assim, conclui-se que a questão da utilização dos jogos cooperativos como método de aprendizagem da expressão, consciência corporal e como caráter social é muito interessante e necessário no dia a dia das escolas. O professor deve procurar informações e se familiarizar com este tipo de atividades para poder oportunizar novas formas de ensino para seus alunos.