INDICAÇÕES OFF LABEL DA HIALURONIDASE NO MANEJO DE COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS AO PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Patricia Santos de Souza Faculdades Magsul – FAMAG

Resumo

Os preenchedores a base de ácido hialurônico (AH) tornaram-se o tratamento de primeira escolha para volumização e restauração dos contornos faciais. Neste contexto, unido ao crescimento do uso destes preenchedores, também se aumentou a necessidade em compreender melhor as reações indesejáveis associadas a estes procedimentos e uma melhor forma de trata-las. Este trabalho tem como objetivo analisar as indicações do uso off label da hialuronidase no tratamento de efeitos adversos associados ao uso do ácido hialurônico injetável. Foi realizada uma análise por meio de revisão bibliográfica em artigos descritos na literatura no período de 2013 a 2019 a respeito do uso off label da hialuronidase para a correção de efeitos inestéticos ou complicações mais graves após preenchimentos a base de AH. A hialuronidase mostra-se como uma ferramenta muito eficaz, de uso off label, tanto nos episódios adversos agudos bem como na reversão dos resultados insatisfatórios. Porém ainda se faz necessário estudos mais aprofundados a fim de que esta enzima seja regulamentada pela Anvisa para uso em dermatologia. Possibilitando uma padronização de dosagens e criação de protocolos específicos para o manejo das complicações após o preenchimento. A hialuronidase é uma endoglicosidase que promove a degradação enzimática do AH e o seu uso, de forma empírica, no manejo das reações adversas associadas ao uso do AH injetável, se mostra de forma eficiente e sua aplicação deve ser de domínio técnico de todos aqueles que aplicam o AH em seus pacientes.

Biografia do Autor

Patricia Santos de Souza, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em FARMÁCIA - IUNI Educacional - UNIME Salvador (2010). Especialista em Farmácia Estética - IUNIVERSALES Salvador (2019). Tem experiência na área de Farmácia e Farmácia Estética.

Lattes

Downloads

Publicado

14-04-2022