TRATAMENTOS PARA SINAIS DE ENVELHECIMENTO FACIAL: UMA REVISÃODE LITERATURA

Autores

  • Erika Larissa Ogeda Canteiro Faculdades Magsul – FAMAG
  • Evaldo Rodrigo Weckerlin Faculdades Magsul – FAMAG
  • Caroline Alves da Silva Oliveu Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Envelhecimento da pele, Radiofrequência, Microagulhamento, Vitamina C

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida, tem aumentado a preocupação da população coma saúde e a aparência física mais jovem. Entretanto, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificam seu aspecto e por ser considerado o órgão mais evidente é o sinalizador primário do envelhecimento. A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela separação do meio externo e interno, é constituída por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme,sendo responsável por desempenhar diversas funções importantes.Com o passar dos anos ocorrem alterações estruturais inevitáveis,essas alterações são decorrentes do envelhecimento cutâneo, e se tornam mais visíveis através de rugas,linhas de expressão e flacidez.O envelhecimento cutâneo é um processo natural em que todas as pessoas estão submetidos à passar.É classificado de duas formas básicas, dependendo de como ocorre, sendo envelhecimento intrínseco(fatores genéticos) e extrínsecos(fatores ambientais).Diante da crescente preocupação comaparência a busca por tratamentos estéticos menos invasivos para retardar e minimizar os sinais de envelhecimento vem crescendo cada vez mais.Sendo assim,o objetivo deste trabalho foi verificar através de uma revisão bibliográfica,as principais alternativas de tratamento para envelhecimento cutâneo e seus principais benefícios.Com base nas pesquisas,a radiofrequência foi descrita comoum dos melhores tratamentos para o envelhecimento,seu principal objetivo é contrair as fibras de colágeno para produção de novas fibras colágenas e elastina,dando um aspecto mais firme a pele.O outro tratamento que se destaca por sua eficácia é o microagulhamento, que é baseado na produçãode micro lesões para indução de uma pequena inflamação local,liberando fatores de crescimentopara síntese de novo colágeno.E também a utilização de um princípio ativo, a vitamina C que tem sido muito utilizada por seu efeito redutor e neutralizante de radicais livres,um dos causadores do envelhecimento.Ambas as técnicas são consideradas eficazes e trazem ótimos resultados no tratamento do envelhecimento cutâneo

Biografia do Autor

Evaldo Rodrigo Weckerlin, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduado em Ciências Licenciatura Plena Em Biologia (FAFIJAN 2001) e pedagogia (UNIJALES 2016) e Especialização Latu Sensu em Morfofisiologia Humana no Contexto Interdisciplinar (FAFIJAN 2003). Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS 2015). Especialista em Metodologia e docência na Educação a distância (MAGSUL 2021). Tem experiência em docência das disciplinas biológicas no Ensino Fundamental, Médio, Superior e Especialização. Atualmente atua como coordenador pedagógico na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e como Professor e Coordenador pedagógico do Curso Tecnólogo em Estética e Cosmética das Faculdades Magsul em Ponta Pora - MS.

Lattes

Caroline Alves da Silva Oliveu, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2011). Possui especialização em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em alterações posturais pela Universidade Anhaguera-Uniderp (2014), possui especialização em pilates e treinamento funcional pela faculdade Inspirar (2017).

Lattes

Downloads

Publicado

13-04-2022