ESTRUTURA E UNIDADES CURRICULARES DO CURSO DE TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA DAS FACULDADES MAGSUL

Autores

  • Alessandra Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul – FAMAG
  • Evaldo Rodrigo Weckerlin Faculdades Magsul – FAMAG
  • Ioneide Negromonte de Vasconcelos Rocha Faculdades Magsul – FAMAG
  • Julio Cesar Iacia Faculdades Magsul – FAMAG
  • Maria de Fátima Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Currículo, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade

Resumo

Este texto pretende apresentar a estrutura curricular do Curso de Tecnólogo em Estética e Cosmética das Faculdades Magsul, curso pertencente ao Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE, de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e com a Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Como a instituição de ensino superior tem autonomia para montar sua estrutura curricular, o currículo foi pensado de forma inter/transdisciplinar na concepção de Moraes, 2008 e 2010, Morin, 2000 e Nicolescu, 2000, para a formação de habilidades e competências necessárias à profissão. Assim, a estrutura e a concepção curricular foram elaboradas para: favorecer os projetos alinhados com a identidade, com a missão institucional e os objetivos do curso, fortalecer diversas modalidades de ensino-aprendizagem, fomentar a inovação, usar as modernas tecnologias educacionais, produzir conhecimento e participar nas ações e compromissos da comunidade. As unidades curriculares foram classificadas em três eixos, que devem se integrar para a formação do perfil esperado. A estrutura curricular é apresentada em forma de designers ilustrativos para que se compreenda como foi estruturado o currículo de forma inter/transdisciplinar.

Biografia do Autor

Alessandra Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul – FAMAG

Doutora em Educação pela UFGD, mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche no CEINCE, Espanha. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e graduação em Pedagogia - Adm.Escolar e Magistério pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Ponta Porã (1999). Atualmente é Diretora geral - Faculdades Integradas de Ponta Porã/MAGSUL, Coordenadora do Curso de Pedagogia e docente das Faculdades. É coordenadora do NEAD - Núcleo de Educação a Distância das Faculdades Magsul e coordenadora do polo da UNIP de Ponta Porã. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, fronteira, história da educação, interdisciplinaridade e currículo.

Lattes

Evaldo Rodrigo Weckerlin, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduado em Ciências Licenciatura Plena Em Biologia (FAFIJAN 2001) e pedagogia (UNIJALES 2016) e Especialização Latu Sensu em Morfofisiologia Humana no Contexto Interdisciplinar (FAFIJAN 2003). Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS 2015). Especialista em Metodologia e docência na Educação a distância (MAGSUL 2021). Tem experiência em docência das disciplinas biológicas no Ensino Fundamental, Médio, Superior e Especialização. Atualmente atua como coordenador pedagógico na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e como Professor e Coordenador pedagógico do Curso Tecnólogo em Estética e Cosmética das Faculdades Magsul em Ponta Pora - MS.

Lattes

Ioneide Negromonte de Vasconcelos Rocha, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui doutorado em Estudos Linguísticos - UNESP, (2015); Mestrado em Estudos de Linguagens - UFMS (2010); Especialização em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa - UNIGRAN, (1999); graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira - CEUD/UFMS (1993). Mestrado defendido nas áreas de Sociolinguística e Lexicografia; Doutorado, na área de Lexicologia com enfoque na variação lexical, integrando também estudos das áreas de Lexicografia e da Linguística de Corpus. Professora das Faculdades Magsul, das Faculdades Integradas de Ponta Porã - FIP/Magsul e da Escola Objetivo Magsul em Ponta Porã-MS. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (BASIS/SINAES/MEC), na categoria de Avaliadora Institucional.

Lattes

Julio Cesar Iacia, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Administração pela Faculdade - FAFS (2001), graduação em Administração - ITE - Instituição Toledo de Ensino em Presidente Prudente (SP) (1996), Especialização em Gestão de Negócios e Contabilidade Gerencial, Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2004) e Doutor em Ciências Ambientais e Gestão Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é Coordenador do Curso de Administração da FIP/MAGSUL, Professor dos MBA's em Controladoria, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e Gestão de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes áreas: Adm. Materiais, Marketing, Turismo, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Administração e Planejamento. Avaliador Ad hoc para autorização de cursos do MEC/INEP.

Lattes

Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul – FAMAG

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), UEG (2015). Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2004). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1998). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Castelo Branco ? RJ (1980), habilitação: Administração Escolar e Magistério. Professora das Faculdades Magsul, Faculdades Integradas de Ponta Porã; Diretora da Escola Magsul, Ponta Porã/MS, Faculdades Magsul e Faculdades Integradas de Ponta Porã. Grupos de Pesquisa: Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e Grupo de Pesquisa em Rede Internacional investigando Escolas Criativas e Inovadoras; GEPI/Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, projeto,e currículo. Bolsista do Programa PNPD/CAPES.

Lattes

Downloads

Publicado

13-04-2022