O EFEITO DA RADIOFREQUÊNCIA ASSOCIADA À VITAMINA C NO REJUVENESCIMENTO FACIAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Célio Sakai Faculdades Magsul – FAMAG
  • Iulle Costa Sanches Faculdades Magsul – FAMAG
  • Paola Estéfani Leon Bobadilha Faculdades Magsul – FAMAG
  • Maria de Fátima Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul – FAMAG
  • Tássia Roberta dos Santos Dondoni Faculdades Magsul – FAMAG

Resumo

O presente estudo é uma pesquisa experimental qualitativa e comparativa de corte longitudinal, foi realizado na clínica Escola Magsul na cidade de Ponta Porã MS, no ano de 2018. A Amostra foi composta por duas voluntárias, sendo A e B do sexo feminino, ambas com idade de 50 anos, com o biotipo cutâneo de pele mista. Possuem características similares em relação às rugas e linhas de expressão e podem ser classificadas segundo a tabela de GLOGAU (anexo A) em grau III. Radiofrequência, é um tratamento que vem tendo grande proporção nos procedimentos estéticos nos últimos 5 anos, essa técnica age através de calor no tecido embaixo da pele, que induz para que gere novas fibras de colágenos e ajudar no aspecto da pele, no início do procedimento devesse higienizar com sabonete, água quente e óleo de limpeza. As rugas consistem em um dos maiores marcadores do envelhecimento e fatores ambientais e de estilo de vida podem acelerar ou retardar seu desenvolvimento - fumo, estresse, grande exposição aos raios do sol e alterações do hormônio feminino (estrogênio). Para determinar os resultados obtidos, foram utilizados registros fotográficos antes e após o tratamento, usou-se a percepção clínica da acadêmica e os relatos das voluntárias.

Biografia do Autor

Célio Sakai, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989). Possui Especialização em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ). Atualmente é professor titular de Química e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas, Educação Física, Agronomia e Estética e Cosmética (Faculdades Magsul) e Farmacêutico-Bioquímico do Laboratório de Fronteira de Ponta Porã. Tem experiência na área de Farmácia, Análises Clínicas, Análise de água e Gestão Hospitalar.

Lattes

Iulle Costa Sanches, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal da Grande Dourados -MS, em 2012. Licenciada em Química pela Faculdade Unifil - Londrina-PR em 2016. Mestre em Química, Sub-área: Físico-Química/Eletroanalítica - UFGD , em 2015. Graduada na área de Estética, no curso de Embelezamento e Imagem Pessoal pela Anhanguera em 2018.

Lattes

Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul – FAMAG

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), UEG (2015). Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2004). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1998). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Castelo Branco - RJ (1980), habilitação: Administração Escolar e Magistério.

Lattes

Tássia Roberta dos Santos Dondoni, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Gama Filho(2013). Atualmente é docente da Magsul e da Faculdades Magsul. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Lattes

Downloads

Publicado

09-12-2019