AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DISCENTE NA FAMAG: UMA PROPOSTA INTER/TRANSDISCIPLINAR PARA O CURSO DE AGRONOMIA

Autores

  • Maria de Fátima Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul – FAMAG
  • Alessandra Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul – FAMAG
  • Caroline do Amaral Polido Faculdades Magsul – FAMAG
  • Ana Helaise Amadori Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Currículo, Avaliação

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar os estudos efetivados na FAMAG (Ponta Porã – MS) para a avaliação dos discentes do Curso de Agronomia da FAMAG, uma vez que a proposta do projeto de curso é que o mesmo seja integrado de forma inter/transdisciplinar. Para apresentar o tipo de avaliação da aprendizagem adotada pelo Curso de Agronomia é necessário explicar a concepção de currículo utilizada que apresenta a complexidade como base; prevê uma rede de possibilidades que inclui o indeterminismo na execução do próprio planejamento; considera que o currículo depende do movimento que vai acontecendo a partir das relações auto/hetero/eco organizadoras. A avaliação da aprendizagem apoiada no pensamento de Morin (2000, 2003, 2006), Moraes (2008 e 2010) e Pineau (1988) chegou a uma tríade do saber, saber fazer e saber conectar-se. Esse processo pretende avaliar o acadêmico em todos os seus aspectos, considerando sua natureza complexa, vivendo em um mundo complexo. Portanto, uma abordagem disciplinar ou multidisciplinar não resolve os problemas atuais de ensino/aprendizagem que também são de natureza complexa.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul – FAMAG

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), UEG (2015). Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2004). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1998). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Castelo Branco ? RJ (1980), habilitação: Administração Escolar e Magistério. Professora das Faculdades Magsul, Faculdades Integradas de Ponta Porã; Diretora da Escola Magsul, Ponta Porã/MS, Faculdades Magsul e Faculdades Integradas de Ponta Porã. Grupos de Pesquisa: Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e Grupo de Pesquisa em Rede Internacional investigando Escolas Criativas e Inovadoras; GEPI/Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, projeto,e currículo. Bolsista do Programa PNPD/CAPES.

Lattes

Alessandra Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul – FAMAG

Doutora em Educação pela UFGD, mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche no CEINCE, Espanha. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e graduação em Pedagogia - Adm.Escolar e Magistério pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Ponta Porã (1999). Atualmente é Diretora geral - Faculdades Integradas de Ponta Porã/MAGSUL, Coordenadora do Curso de Pedagogia e docente das Faculdades. É coordenadora do NEAD - Núcleo de Educação a Distância das Faculdades Magsul e coordenadora do polo da UNIP de Ponta Porã. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, fronteira, história da educação, interdisciplinaridade e currículo.

Lattes

Caroline do Amaral Polido, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dourados/MS (2001-2004). Mestra em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS (2005-2007). Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2009-2013). Atualmente é docente da Escola Objetivo Magsul e das Faculdades Magsul, Ponta Porã/MS. Tem experiência nas áreas de Biologia Reprodutiva Vegetal, Citogenética Vegetal, Etnobotânica, Levantamento Florístico, Sistemática Vegetal e Recuperação de Áreas Degradadas.

Lattes

Ana Helaise Amadori, Faculdades Magsul – FAMAG

Técnica Agrícola com habilitação em Zootecnia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-PR), Campus de Dois Vizinhos. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e mestre em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Lattes

Downloads

Publicado

24-05-2022

Edição

Seção

Artigos