POTENCIAL USO DE LEGUMINOSAS FORRAGEIRAS EM ÁREAS DE PASTAGENS DEGRADADAS

Autores

  • Aureliano Arevalo Ojeda Faculdades Magsul – FAMAG
  • Rodrigo Brito de Faria Faculdades Magsul – FAMAG
  • hugo Benedito Scalon Faculdades Magsul – FAMAG
  • Célio Sakai Faculdades Magsul – FAMAG
  • Kelcilene Azambuja Martinez Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Recuperação, Manejo sustentável, Redução de custos

Resumo

Práticas agropecuárias extensivas vêm ocasionando alterações nas características e qualidade do solo. Devido a rápida degradação dos solos a preocupação com sua qualidade tem se despertado, inúmeros são os estudos que buscam amenizar e retardar a degradação do solo. A contribuição das leguminosas forrageiras em áreas de pastagens degradadas tem sido uma das alternativas para a recuperação dessas áreas. As práticas agropecuárias vêm cada vez mais ocasionando alterações nas características do solo e com isso veem a necessidade de adotar técnicas de manejo sustentável. Leguminosas forrageiras tem ganhado cada vez mais destaque como alternativa sustentável tanto para a alimentação animal, não só por apresentar um elevado valor nutritivo, como pela capacidade de estabelecer relações simbióticas a associativas com as bactérias que fixam nitrogênio e promotoras de crescimento vegetal, as quais conseguem suprir parcial ou total o nitrogênio utilizado pelas culturas. Todos esses recursos estão voltados para a melhoria do solo e na produção da forrageira com qualidade e valor nutritivo para bovinos. A partir desses resultados podemos concluir que o uso das leguminosas forrageiras associadas as bactérias diazotróficas contribuem para a redução de custos em relação ao uso de fertilizantes químicos, além de auxiliar no processo de recuperação de áreas degradadas e elevando a quantidade de matéria verde que auxilia na dieta do animal.

Biografia do Autor

Aureliano Arevalo Ojeda, Faculdades Magsul – FAMAG

Engenheiro Agrônomo

Rodrigo Brito de Faria, Faculdades Magsul – FAMAG

Biólogo pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT/Campus Universitário de Nova Xavantina. Possui estágio no Laboratório de Análises de Águas, genética com conhecimentos Mutagênese ambiental, genética toxicológica como bolsista por dois anos pelo (CNPQ) no laboratório de Genética (Mutagênese) com o bioteste SMART em asas de Drosophila melanogaster. Foi bolsista pelo Programa de Iniciação a Docência pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina Financiado pelo CAPES. Atuando na área de Biologia no ensino Médio e Ciências no ensino fundamental. Possui conhecimentos em Mirmecofauna. Estagiou no Instituto Nacional de Seguridade Social, APS São Félix do Araguaia -MT pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, Foi coordenador do Departamento da Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Araguaia - MT - subsetores como: Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), Vigilância Epidemiológica com pesquisas desenvolvidas na área de Tuberculose, Hanseníase e SIDA (Infectologia). Especialista em Gestão em Saúde pela UFMT. Mestre em Genética E Melhoramento de Plantas pela UNEMAT com experiência em sistemas de regeneração de novo in vitro e Biotecnologia em Recursos Genéticos. Atualmente cursa Medicina e é docente na IES MAGSUL vinculado aos cursos de Agronomia e Estética e Cosmética.

Lattes

hugo Benedito Scalon, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Licenciatura Matemática (2008) e MBA em Recursos Humanos (2013) ambas pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Atualmente é professor de matemática do Ensino Fundamental e Médio da Escola Magsul, professor convocado da Rede Estadual de Ensino na Escola Adê Marques em Ponta Porâ, professor das faculdades Magsul nos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Biológicas e Agronomia e também das Faculdades Integradas de Ponta Porã no curso de Administração. Tendo experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática básica, financeira e geometria.

Lattes

Célio Sakai, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989). Possui Especialização em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ). Atualmente é professor titular de Química e Bioquímica do curso de Ciências Biológicas, Educação Física, Agronomia e Estética e Cosmética (Faculdades Magsul) e Farmacêutico-Bioquímico do Laboratório de Fronteira de Ponta Porã. Tem experiência na área de Farmácia, Análises Clínicas, Análise de água e Gestão Hospitalar

Lattes

Kelcilene Azambuja Martinez, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Atualmente é Fiscal estadual agropecuário da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Professora das Faculdades Magsul curso de agronomia.

Lattes

Downloads

Publicado

24-05-2022

Edição

Seção

Artigos