TIPOS DE COBERTURA VEGETAL UTILIZADAS NO MILHO SEGUNDA SAFRA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO (SPD) DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Lucas Martins Bica Faculdades Magsul – FAMAG
  • Ioneide Vasconcelos Negromonte Faculdades Magsul – FAMAG
  • Julio Cezar Iacia Faculdades Magsul – FAMAG
  • Rafael Forest Faculdades Magsul – FAMAG
  • Antônio Teles Rodrigues Faculdades Magsul – FAMAG
  • Ana Helaíse Amadori Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Urochloa, Crotalária, Milheto

Resumo

A utilização de cobertura vegetal na cultura do milho intensifica diversos aspectos que devem ser considerados na implantação, sendo: sistema de rotação de culturas, o preparo do solo e espécies de cobertura vegetal que são utilizadas em consórcio com o milho. Dentre as principais espécies para formação de palhada/cobertura do solo para o SPD do milho, destacam-se o milheto (Pennisetum glaucum), Urochloa e a Crotalária (Crotalaria spectabilis). O milheto é uma planta que se adapta bem a vários tipos de solos, tendo boa persistência em solo de baixa fertilidade e déficit hídrico. As principais características agronômicas da cultura são: baixa exigência hídrica, apresentando vantagem no gasto com água em relação ao milho e ao sorgo. O gênero Urochloa possui uma amplitude de existência, possuindo cerca de 80 espécies conhecidas, sendo o maior número origem africana. No Brasil, o aumento das áreas de pastagens cultivadas com espécies do gênero Urochloa, a partir de 1970, foi muito grande, visto que tiveram boa adaptação as condições do Brasil Tropical. A crotalária é uma planta leguminosa, originária da Índia. Seu tamanho e a cor da floração amarela em diversos tons variam conforme sua espécie e pode chegar de 80 centímetros a 3 metros de altura. O objetivo deste trabalho tem a finalidade de analisar a utilização dos diferentes tipos de cobertura vegetal na região de Mato Grosso do Sul no cultivo de milho segunda safra. Baseado em referências bibliográficas, o trabalho possui uma ampla informação sobre a utilização de culturas de cobertura em sistema de plantio direto, tendo como principais utilizadas: milheto, Brachiaria e Crotalária. Após diversos estudos e pesquisas, podemos determinar que a cobertura vegetal que obtém maior produção de matéria seca e que possui maior significância no desenvolvimento da espiga e produtividade do milho é a Urochloa, por possuir uma rápida dessecação, estabelecendo ótima formação de palhada para o solo, visando produtividade e desenvolvimento, podendo ser adotada em diferentes meios, na região de Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Ioneide Vasconcelos Negromonte, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui doutorado em Estudos Linguísticos - UNESP, (2015); Mestrado em Estudos de Linguagens - UFMS (2010); Especialização em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa - UNIGRAN, (1999); graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira - CEUD/UFMS (1993). Mestrado defendido nas áreas de Sociolinguística e Lexicografia; Doutorado, na área de Lexicologia com enfoque na variação lexical, integrando também estudos das áreas de Lexicografia e da Linguística de Corpus. Professora das Faculdades Magsul, das Faculdades Integradas de Ponta Porã - FIP/Magsul e da Escola Objetivo Magsul em Ponta Porã-MS. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (BASIS/SINAES/MEC), na categoria de Avaliadora Institucional.

Lattes

Julio Cezar Iacia, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Administração pela Faculdade - FAFS (2001), graduação em Administração - ITE - Instituição Toledo de Ensino em Presidente Prudente (SP) (1996), Especialização em Gestão de Negócios e Contabilidade Gerencial, Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2004) e Doutor em Ciências Ambientais e Gestão Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é Coordenador do Curso de Administração da FIP/MAGSUL, Professor dos MBA's em Controladoria, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e Gestão de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes áreas: Adm. Materiais, Marketing, Turismo, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Administração e Planejamento. Avaliador Ad hoc para autorização de cursos do MEC/INEP.

Lattes

Rafael Forest, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2009) - UEMS, com pós-graduação lato sensu em Controladoria e Gestão de Negócio e Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015) - UFGD. Atuação na área de docência na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Educação a Distância - Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFGD, nos cursos de Administração, Turismo e Engenharias, ministrando conteúdos relacionados a área de Administração. Tendo também outras experiencia profissionais,ligadas a atividade em outros setores: bancário, agropecuário e pesquisa.

Lattes

Ana Helaíse Amadori, Faculdades Magsul – FAMAG

Técnica Agrícola com habilitação em Zootecnia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-PR), Campus de Dois Vizinhos. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e mestre em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Lattes

Downloads

Publicado

17-05-2022

Edição

Seção

Artigos