NÍVEIS DE RESISTÊNCIA EM HÍBRIDOS DE MILHO (Zea mays L.) À DOENÇAS FOLIARES NA REGIÃO DE PONTA PORÃ-MS

Autores

  • Thales de Freitas Ortiz Faculdades Magsul – FAMAG
  • Kemely Mara Ramalho Hiega Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Vanessa do Amaral Conrad Faculdades Magsul – FAMAG
  • Ana Helaise Amadori Faculdades Magsul – FAMAG
  • Rodrigo Brito de Faria Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Mancha Branca, Helmintosporiose, Genótipos

Resumo

A região de fronteira em Mato Grosso do Sul se destaca por sua importância na produção do milho de segunda safra, sendo responsável por uma considerável fatia da produção nacional e está sujeito a diversos fatores limitantes de produção, dentre eles, as doenças fúngicas, que tem relação direta com o clima, uma que temperaturas elevadas e alta umidade são fatores que favorecem sua proliferação. Em Ponta Porã, predominam condições climáticas favoráveis a doenças fúngicas foliares, sendo profusas na região a mancha branca e a helmintosporiose. Portanto, este trabalho objetivou-se em avaliar genótipos de milho frente a helmintosporiose e a macha branca. O experimento foi implantado na Fazenda São Máximo II no município de Ponta Porã – MS, foram utilizados seis genótipos comerciais de milho sendo eles: MG 593, DKB 255, NK 422, NS 45, AS 1633, LG 3055. O delineamento experimental foi conduzido em blocos casualizados, em esquema de seis blocos e quatro repetições. Foram avaliadas a estimativa de doenças foliares no campo por meio de escala diagramática de notas. Todas as análises estatísticas foram realizadas com auxílio do aplicativo computacional GENES aplicando-se o teste Tukey a 5% de significância. Existem diferentes níveis de resistência entre os genótipos avaliados para as doenças mancha branca e helmintosporiose, numericamente, o hibrido DKB 255 apresentou maior resistência para helmintosporiose a 3%, porém não diferiu estaticamente dos demais, já para mancha branca, o hibrido AS 1633 se destacou pela menor porcentagem de mancha branca com 1,1%. O hibrido NS 45 apresenta maior sensibilidade a mancha branca quando comparado aos outros híbridos testados.

Biografia do Autor

Thales de Freitas Ortiz, Faculdades Magsul – FAMAG

Engenheiro Agrônomo, Faculdades Magsul - FAMAG

Kemely Mara Ramalho Hiega, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Bióloga, mestra em Genética e Melhoramento de Plantas - UNEMAT

Vanessa do Amaral Conrad, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016), cursando doutorado em produção vegetal no curso de agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação.

Lattes

Ana Helaise Amadori, Faculdades Magsul – FAMAG

Técnica Agrícola com habilitação em Zootecnia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-PR), Campus de Dois Vizinhos. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e mestre em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Lattes

Rodrigo Brito de Faria, Faculdades Magsul – FAMAG

Biólogo pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT/Campus Universitário de Nova Xavantina. Possui estágio no Laboratório de Análises de Águas, genética com conhecimentos Mutagênese ambiental, genética toxicológica como bolsista por dois anos pelo (CNPQ) no laboratório de Genética (Mutagênese) com o bioteste SMART em asas de Drosophila melanogaster. Foi bolsista pelo Programa de Iniciação a Docência pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina Financiado pelo CAPES. Atuando na área de Biologia no ensino Médio e Ciências no ensino fundamental. Possui conhecimentos em Mirmecofauna. Estagiou no Instituto Nacional de Seguridade Social, APS São Félix do Araguaia -MT pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, Foi coordenador do Departamento da Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Araguaia - MT - subsetores como: Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), Vigilância Epidemiológica com pesquisas desenvolvidas na área de Tuberculose, Hanseníase e SIDA (Infectologia). Especialista em Gestão em Saúde pela UFMT. Mestre em Genética E Melhoramento de Plantas pela UNEMAT com experiência em sistemas de regeneração de novo in vitro e Biotecnologia em Recursos Genéticos. Atualmente cursa Medicina e é docente na IES MAGSUL vinculado aos cursos de Agronomia e Estética e Cosmética.

Lattes

Downloads

Publicado

17-05-2022

Edição

Seção

Artigos