AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE EM DIFERENTES CULTIVARES DE SOJA Glycine max (L.) NA REGIÃO DO DISTRITO DE NOVA ITAMARATI EM PONTA PORÃ – MS

Autores

  • Wellinton Gomez Ritter Faculdades Magsul – FAMAG
  • Caroline do Amaral Polido Faculdades Magsul – FAMAG
  • Kelcilene Azambuja Martinez Faculdades Magsul – FAMAG
  • Antônio Teles Rodrigues Faculdades Magsul – FAMAG
  • Vanessa do Amaral Conrad Faculdades Magsul – FAMAG
  • Rodrigo Brito de Faria Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Características agronômicas, Viabilidade, Adaptabilidade

Resumo

A soja (Glycine max L.) de origem do continente asiático, hoje integra como um dos cereais mais produzidos no mundo. Os avanços tecnológicos contribuíram de forma significativa tanto no desenvolvimento operacional possibilitando a produção em larga escala quanto no melhoramento genético, possibilitando a obtenção de cultivares com características desejáveis: produtivas e resistentes/tolerantes a pragas e doenças bem como tolerantes a fatores edafoclimáticos: temperatura, seca, precipitação pluvial, tipo de solo e etc. inclusive o melhoramento da arquitetura vegetal. O intuito desse trabalho foi avaliar a produtividade em diferentes cultivares de soja na região da agrovila PA assentamento Itamarati no município de Ponta Porã avaliando a produtividade final de cada cultivar identificando a viabilidade frente a adaptação à região. As cultivares que revelaram maior produtividades foram: FPS 1867 IPRO obtendo-se 63,8 sacas por hectare/ha, seguido de TMG 2374 IPRO com 58 sacas/ha ou seja 5,8 sacas a menos que o primeiro colocado e em terceiro colocado empatado BMX FIBRA IPRO e BMX COMPACTA IPRO, com 55,9 sc/ha e as três menos produtivas foram TMG 2364 IPRO com 49,5 sc/ha, CZ 26B36 IPRO com 47,9 sacas e por último CZ 37B22 IPRO com 42,4 sc/ha

Biografia do Autor

Caroline do Amaral Polido, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dourados/MS (2001-2004). Mestra em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS (2005-2007). Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2009-2013). Atualmente é docente da Escola Objetivo Magsul e das Faculdades Magsul, Ponta Porã/MS. Tem experiência nas áreas de Biologia Reprodutiva Vegetal, Citogenética Vegetal, Etnobotânica, Levantamento Florístico, Sistemática Vegetal e Recuperação de Áreas Degradadas.

Lattes

Kelcilene Azambuja Martinez, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Atualmente é Fiscal estadual agropecuário da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Professora das Faculdades Magsul curso de agronomia.

Lattes

Vanessa do Amaral Conrad, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016), cursando doutorado em produção vegetal no curso de agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação.

Lattes

Rodrigo Brito de Faria, Faculdades Magsul – FAMAG

Biólogo pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT/Campus Universitário de Nova Xavantina. Possui estágio no Laboratório de Análises de Águas, genética com conhecimentos Mutagênese ambiental, genética toxicológica como bolsista por dois anos pelo (CNPQ) no laboratório de Genética (Mutagênese) com o bioteste SMART em asas de Drosophila melanogaster. Foi bolsista pelo Programa de Iniciação a Docência pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Nova Xavantina Financiado pelo CAPES. Atuando na área de Biologia no ensino Médio e Ciências no ensino fundamental. Possui conhecimentos em Mirmecofauna. Estagiou no Instituto Nacional de Seguridade Social, APS São Félix do Araguaia -MT pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, Foi coordenador do Departamento da Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Araguaia - MT - subsetores como: Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), Vigilância Epidemiológica com pesquisas desenvolvidas na área de Tuberculose, Hanseníase e SIDA (Infectologia). Especialista em Gestão em Saúde pela UFMT. Mestre em Genética E Melhoramento de Plantas pela UNEMAT com experiência em sistemas de regeneração de novo in vitro e Biotecnologia em Recursos Genéticos. Atualmente cursa Medicina e é docente na IES MAGSUL vinculado aos cursos de Agronomia e Estética e Cosmética.

Lattes

Downloads

Publicado

17-05-2022

Edição

Seção

Artigos