O CURSO DE AGRONOMIA E SUA METODOLOGIA VOLTADA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR

Autores

  • Maria de Fatima Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul – FAMAG
  • Alessandra Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul – FAMAG
  • Caroline do Amaral Polido Faculdades Magsul – FAMAG
  • Ioneide Negromonte de Vasconcelos Rocha Faculdades Magsul – FAMAG
  • Ana Helaise Amadori Faculdades Magsul – FAMAG

Palavras-chave:

Currículo, Metodologia, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade

Resumo

Pretende-se apresentar no texto a seguir, a metodologia construída para o Curso de Agronomia das Faculdades Magsul de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Uma direção que não é específica para este curso, pois as Faculdades Magsul buscam traçar a mesma linha metodológica para todos os seus cursos, considerando que cada curso possui especificidades próprias que caracterizam as necessidades de construção do perfil profissional adequado aos egressos. O objetivo da construção desta metodologia é traçar um caminho para alcançar um processo de ensino/aprendizagem inter/transdisciplinar, em que todas as suas instâncias estejam conectadas, conforme as propostas transdisciplinares de Morin, 2000 e Moraes, 2010 e interdisciplinar de Fazenda, 2008. Um currículo interdisciplinar se preocupa com a integração das disciplinas, mas para atingir um nível transdisciplinar, todo o curso precisa estar interligado em todos os níveis. Para concretizar essa proposta, foi criada nos Colégios Magsul uma metodologia que chamamos de “Metodologia da Tríade”. É importante considerar que a área de agronomia tem uma relação indissociável com o meio ambiente, o que já a torna transdisciplinar

Biografia do Autor

Maria de Fatima Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul – FAMAG

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), UEG (2015). Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2004). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1998). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Castelo Branco ? RJ (1980), habilitação: Administração Escolar e Magistério. Professora das Faculdades Magsul, Faculdades Integradas de Ponta Porã; Diretora da Escola Magsul, Ponta Porã/MS, Faculdades Magsul e Faculdades Integradas de Ponta Porã. Grupos de Pesquisa: Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e Grupo de Pesquisa em Rede Internacional investigando Escolas Criativas e Inovadoras; GEPI/Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, projeto,e currículo. Bolsista do Programa PNPD/CAPES.

Lattes

Alessandra Viegas Josgrilbert, Faculdades Magsul – FAMAG

Doutora em Educação pela UFGD, mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista CAPES de Doutorado Sanduíche no CEINCE, Espanha. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e graduação em Pedagogia - Adm.Escolar e Magistério pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Ponta Porã (1999). Atualmente é Diretora geral - Faculdades Integradas de Ponta Porã/MAGSUL, Coordenadora do Curso de Pedagogia e docente das Faculdades. É coordenadora do NEAD - Núcleo de Educação a Distância das Faculdades Magsul e coordenadora do polo da UNIP de Ponta Porã. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, fronteira, história da educação, interdisciplinaridade e currículo.

Lattes

Caroline do Amaral Polido, Faculdades Magsul – FAMAG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dourados/MS (2001-2004). Mestra em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS (2005-2007). Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2009-2013). Atualmente é docente da Escola Objetivo Magsul e das Faculdades Magsul, Ponta Porã/MS. Tem experiência nas áreas de Biologia Reprodutiva Vegetal, Citogenética Vegetal, Etnobotânica, Levantamento Florístico, Sistemática Vegetal e Recuperação de Áreas Degradadas.

Lattes

Ioneide Negromonte de Vasconcelos Rocha, Faculdades Magsul – FAMAG

Possui doutorado em Estudos Linguísticos - UNESP, (2015); Mestrado em Estudos de Linguagens - UFMS (2010); Especialização em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa - UNIGRAN, (1999); graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira - CEUD/UFMS (1993). Mestrado defendido nas áreas de Sociolinguística e Lexicografia; Doutorado, na área de Lexicologia com enfoque na variação lexical, integrando também estudos das áreas de Lexicografia e da Linguística de Corpus. Professora das Faculdades Magsul, das Faculdades Integradas de Ponta Porã - FIP/Magsul e da Escola Objetivo Magsul em Ponta Porã-MS. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (BASIS/SINAES/MEC), na categoria de Avaliadora Institucional.

Lattes

Ana Helaise Amadori, Faculdades Magsul – FAMAG

Técnica Agrícola com habilitação em Zootecnia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-PR), Campus de Dois Vizinhos. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e mestre em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Lattes

Downloads

Publicado

16-05-2022

Edição

Seção

Artigos