A TRANSDICIPLINARIDADE COMO BASE METODOLÓGICA NO CURSO DEDIREITO
Palavras-chave:
Direito, Educação, Transdisciplinaridade, Reflexão, AçãoResumo
O presente artigo tem o objetivo de desenvolver uma análise sobre a utilização da transdisciplinaridade como base metodológica no curso de Direito. Parte-se deste modo, da necessidade de contemplar as transformações sociais e geracionais recentes, que demandam inovações no processo de ensino-aprendizagem. Em outras palavras, busca-se entender se a proposta de uma disciplina integradora no curso de direito é suficiente para promover o desenvolvimento de conhecimento na ação e reflexão na ação. Dentre os caminhos metodológicos possíveis na trajetória da pesquisa, foi escolhida com pertinente a abordagem de pesquisa qualitativa baseada no estudo de caso. As conclusões apontaram para o fato de que a disciplina integradora Projeto de Pesquisa Interdisciplinar forma a base de um processo de ensino aprendizagem capaz de promover diversos saberes, além de uma postura reflexiva por parte dos discentes, que assimilam as informações e geram conhecimento não apenas por meio da ação, mas pela reflexão.