A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA EXPANSÃO DE UM EMPREENDIMENTO – ANÁLISES E DECISÕES.

Autores

  • Erivelton Morel Barcelos Faculdades Magsul - FAMAG
  • Julio Cezar Iacia Faculdades Magsul - FAMAG
  • Marlene Forest Faculdades Magsul - FAMAG
  • Maria Edulfa Cardoso Pavão Faculdades Magsul - FAMAG
  • Antonio Carlos Diniz Vilar Filho Faculdades Magsul - FAMAG

Palavras-chave:

Empreendedor, Plano de Negócios, Avaliação Estratégica, Tomada de Decisão

Resumo

Este artigo propõe um estudo sobre a necessidade da elaboração de um Plano de Negócios, que auxilia o empreendedor a tomar decisões presentes e futuras acerca dos empreendedores que abrem um negócio num determinado mercado sem haver um planejamento inicial. Para tanto, é preciso o diagnóstico de registro da estrutura interna da empresa, seja operacional ou tática, e análises de Marketing, Recursos Humanos/Operacional e Financeiro. Assim, este estudo tem como objetivo visualizar a importância do Plano de Negócios e das principais análises que um empreendedor deve realizar para expandir um negócio, usufruindo também da avaliação estratégica com a utilização da Matriz Swot para verificações internas e externas para promover objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo para a empresa. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo classifica-se como uma pesquisa de levantamento bibliográfica aplicada com dados secundários. Portanto, para a elaboração de um Plano de Negócio para expansão de um empreendimento, é necessário suceder frequentes entrevistas com o proprietário da empresa e também da observação criteriosa do pesquisador, para sugerir ações viáveis na tomada de decisão na empresa.

Downloads

Publicado

01-04-2022