A INCLUSÃO DO ALUNO CADEIRANTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Educação Física, Formação acadêmica interdisciplinar, InclusãoResumo
O objetivo do presente estudo é discutir e refletir sobre a importância da inclusão dos alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física, a partir da vivência de uma situação, durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado, pautando-nos pela concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. As reflexões deram-se em torno da contribuição das disciplinas do currículo da formação acadêmica em Educação Física na aquisição de saberes e fazeres pedagógicos para o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais. A metodologia privilegiada foi a revisão bibliográfica, buscando a fundamentação com base em material já publicado, no sentido de buscar respostas aos problemas apresentados, considerando as diversas opiniões sobre a temática pesquisada e o método de estudo de caso, fundamentado em Yin (2001). O estudo visa contribuir com o processo de formação acadêmica no sentido de fortalecer a compreensão quanto à importância da formação pedagógica na perspectiva da inclusão, no âmbito da Educação Física, garantindo a todos a possibilidade de participar de jogos, esportes, danças, lutas e ginástica, em benefício do exercício crítico da cidadania. Educação Inclusiva, que vem se mostrando como uma nova tendência educacional e social e amplia a importância da Educação Física, enquanto educação do movimento corporal, pautada no conceito da inclusão em que os alunos sejam efetivamente incluídos, a diferença respeitada e em que a aprendizagem responda às necessidades individuais.