TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MELHORIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Atividade física, Exercício físico, Aulas de Educação física, Motivação, TICs.Resumo
No contexto da Educação Física, podem-se utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação como importante recurso para arquitetar diversas ações de ensino, além do planejamento de aulas. Cabe ao professor utilizar as TICs de um modo que venham a ser pontos positivos para a sala de aula e participação dos alunos. O presente trabalho tem por objetivo verificar se as tecnologias da informação e comunicação podem ser meios alternativos para a motivação da prática de atividades físicas. Este estudo foi uma pesquisa de revisão bibliográfica, sendo utilizadas as bases de dados do SCIELO, CAPES, BIREME e LILACS para as pesquisas e seleção dos artigos. Foram pesquisados e analisados estudos sobre motivação, verificando fatores internos e externos para a adesão à prática de atividades físicas, fazendo-se uma analogia com as tecnologias da informação e comunicação como meio alternativo e diferenciado para motivar os alunos na prática de atividades físicas. Foi apontado por vários estudos que as TICs são aparatos e que podem ser utilizadas na motivação dos alunos. Desta maneira, este estudo compreende que as mídias podem sim ter um impacto positivo perante as aulas de Educação Física, e podemos acrescentar, dizendo que melhora a participação dos alunos, além da criatividade, interesse e a criticidade do nosso mundo atual.