A DESMOTIVAÇÃO DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Wesley Luan Costa Souza Faculdades Magsul
  • Silvano Ferreira de Araújo Faculdades Magsul
  • Adriana Langer Faculdades Magsul
  • Hugo Roberto Gonçalves da Costa Faculdades Magsul

Palavras-chave:

Desmotivação, Educação Física Escolar, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a desmotivação e a insatisfação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, utilizando-se para coleta de dados um questionário, que foi aplicado para 18 alunos que não participavam das aulas de Educação Física oriundos de 06 turmas de uma escola de Ensino Médio do município de Ponta Porã-MS, os quais foram identificados por meio de observação. A referida pesquisa foi de cunho qualitativo, de caráter descritivo, na qual destacamos que a desmotivação e a insatisfação dos alunos no Ensino Médio estão relacionadas à falta de conteúdos diversificados e à falta de postura adequada do professor, frente ao seu papel educativo, que apenas trabalha conteúdos repetidos, e não se atenta para realizar aulas inclusivas, em que todos possam querer participar. Assim, buscamos destacar quais seriam as ações do professor para que a aplicação das práticas da cultura corporal, como conteúdo, possa motivar os alunos desse nível de ensino para uma efetiva participação nas aulas.

Downloads

Publicado

31-03-2022